Agendamento seguro desemprego

O agendamento do seguro desemprego, é o primeiro passo para ter acesso ao benefício que é pago a todas as pessoas que são dispensadas de empresas jurídicas, sem justa causa.

Como fazer agendamento do seguro desemprego

Margem

O benefício foi criado para auxiliar as pessoas que perdem seu emprego prematuramente e que, por isso, precisam ter uma maneira de ir pagando as contas antes de encontrarem uma nova colocação.

Devido ao grande número de funcionários, que forçavam a demissão apenas para ter acesso ao benefício, o governo aumentou o prazo, para ter direito ao benefício, para 18 meses. Ou seja, para poder dar entrada no seguro desemprego é preciso ter ficado um ano e meio registrado e receber dispensa sem justa causa.

O cálculo do valor e número de parcelas é feito pelo funcionário responsável e informado para o empregado no momento em que ele dá entrada no benefício. O recebimento é feito através de uma conta bancária na Caixa Econômica e é depositado em um dia específico do mês.

como fazer o seu agendamento do seguro desemprego

Atualmente as coisas melhoraram bastante para quem precisa agendar o recebimento de benefícios ou mesmo dispor de alguns serviços do governo. Hoje em dia, é possível fazer isso do conforto de sua casa, utilizando a internet.

Pessoas que já usaram o benefício, devem se recordar de que a única maneira de dar entrada no seguro desemprego era indo a uma agência do Ministério do Trabalho ou Caixa Econômica, levando os documentos pessoais e também a documentação referente a demissão.

Com o incentivo dado aos órgãos públicos para que forneçam serviços menos burocráticos, foi criado o agendamento online para o seguro desemprego. Essa medida visa agilizar o atendimento para atender a crescente demanda de pessoas demitidas devido à crise no país.

O procedimento agora é bem mais simples e você não precisará enfrentar filas. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE e encontre na lista de estados e cidades se o local onde você reside possui esse tipo de serviço.

Depois que clicar no nome da sua cidade uma nova janela abrirá com um menu simples onde constam duas opções:

- Agendar atendimento
- Reagendar

Escolha a opção “agendar” e preencha os campos com o nome do Estado, Município, Unidade de atendimento escolhida, e o tipo de atendimento que deseja. Encontre a opção “Entrada no Seguro Desemprego” e clique no botão escrito “prosseguir”.

Nessa nova janela que abrirá preencha com seus dados, informando o número do CPF, data de nascimento e deixando um telefone para contato. Clique novamente em “prosseguir” para finalizar a solicitação.

Caso tenha um imprevisto e não possa comparecer no dia que foi agendado, basta entrar novamente no site e clicar em “reagendar”. Observe atentamente qual a documentação necessária que deverá ser levada no dia do atendimento para evitar dar uma caminhada à toa, e ter que voltar em outro dia.

Observe as condições necessárias que deverão ser atendidas para ter direito ao benefício, como prazo em quem ficou registrado em empresa jurídica (no mínimo 18 meses) e também se a dispensa possui o código 1 (Dispensa sem justa causa).

Agendamento Seguro Desemprego