SAA MTE GOV BR Agendamento

Margem

O seguro desemprego no Brasil, embora tenha passado por algumas mudanças, ainda é alívio para quem é despedido, pois é um auxílio, advindo do governo, que ameniza a situação do trabalhador, pelo menos,alguns meses, até que busque outro trabalho.

Para alguns batalhadores, o desemprego, poderá não ser motivo de grande preocupação, caso possuam outras fontes de renda, que lhes garantam o sustento próprio e de familiares, os quais estejam sobre sua responsabilidade.

Contudo, há aqueles que, ao serem dispensados do trabalho, não conseguem novo ofício comfacilidade, sendo que o seguro desemprego, é o recurso disponibilizado, que ameniza suas necessidades. Somentedesta forma, terão tempo para recompor-se e buscar novamente outra ocupação.

Quem tem direito a receber o seguro desemprego?

Com algumas mudanças, ocorridas após a lei 13.134 de 2015, passou a ter direito ao seguro desemprego, as pessoas que forem demitidas sem justa causa, e nãoestejam trabalhando, ou de posse de algum outro benefício do governo.

Deverão comprovarna carteira, que permaneceram empregados no mínimo doze meses, desta forma, terão direito à quatro parcelas do seguro desemprego. E para que cheguem a receberseis parcelas, o trabalhador deveráapresentar o registro de pelo menos vinte e quatro meses, na mesma empresa.

A descrição do requerimento acima, é para trabalhadores que estão recebendo o seguro desemprego pela primeira vez.  É necessário considerar que o beneficiado, não poderá ter recebido o seguro desemprego nos últimos 16 meses.

Se caso o tempo de recebimento da primeira vez em que desfrutou do beneficio, é superior aos 16 meses, ele o poderá requerer pela segunda vez, e deverá ter trabalhado, ao menos 9 meses durante os últimos12 meses, e receberá 3 parcelas.

E se for pela terceira vez, precisará de 6 meses trabalhados, e receberá 3 parcelas.Se houver trabalhado 1 ano, poderá obter 4, e caso seu registro comprovar mais de dois anos de contribuição terá direito a 5 parcelas.

As empregadas domésticas, anteriormente, não tinham direito a estebenefício, o quehoje, com mérito, lhes foi outorgado.

O seguro desemprego,teve início a partir do dia10 de março do ano de1986. Quando se encontrava na gestão, o então senhor presidente da república, José Sarney.

Foi garantido pela Constituição em 1988 e instituído por meio da Lei n.º 7.998, de 11 janeiro de 1990, a qual igualmente definiu sobre de onde viriam os recursos, nascendo desta forma, o “Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT”.

Saiba como agendar no site do governo federal, e receber seu benefício do seguro desemprego

Não há necessidade de enfrentar filas enormes ou madrugar para agendar o seu benefício do seguro desemprego. Basta você acessar a internet.

Aqui, daremos o passo a passo para que você não se confunda, caso seja a primeira vez, que irá solicitar as suas parcelas do seguro desemprego.

Passo a passo para receber o seguro desemprego

1 Entre no site do SAA MTE GOV BR, pelo seguinte link: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.  Posteriormente, você verá uma imagem, a qual deverá digitar o que estiver vendo nela, até acertar.

SAA MTE GOV BR

2. Clique em Estado e selecione em qual você se encontra ou trabalhou, clique em município, dando a cidade, e o tipo de atendimento que você quer, no caso: “Entrada no seguro desemprego”.

3. Após digitar o código de segurança, clique em prosseguir, e aparecerá para você os lugares mais próximos, para que possa ser atendido. Clique no calendário e marque o dia e horário que lhe seja melhor para ser atendido.

4. Caso aparecer para você um “0 vagas”, quer dizer que não há vagas naquela data. Então, tente no dia seguinte, pois sempre abrirão vagas para o atendimento.

5. Quando conseguir agendar, aparecerá para você o local que deverá comparecer com sua documentação para conclusãodo processo e marcar a data do recebimento da primeira parcela de seu seguro desemprego.

Esperamos ter ajudado com as informações aqui expostas, afinal, ainda existem trabalhadores que não sabem completamente de seus direitos e benefícios.

Sabemos que é importante valorizar aqueles que colaboram para o crescimento do país, oferecendo seu trabalho para a sociedade e conquistando de forma lícita o sustento próprio e da família.

Por isso, caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações, fale conosco. Comente, faça sugestões, pois estaremos dispostos à interagir com você, e ajudá-lo no que for possível!

© 2016 - Todos os Direitos Reservados