MTE Consulta

MTE Consulta – Ministério do Trabalho e Seguro Desemprego

MTE Consulta – Pessoas que ficam sem emprego podem contar com um dos principais direitos trabalhistas para ter uma compensação financeira: é o seguro desemprego, que existe há anos e que fica sob a responsabilidade do governo federal.

Em 2015, no governo de Michel Temer, esse benefício sofreu algumas alterações, mas continua sendo pago a quem foi mandado embora sem justa causa, além de pessoas em algumas outras situações, inclusive:

Publicidade
  • Participação em Bolsa Qualificação;
  • Trabalho análogo ao escravo (após resgate do MTE);
  • Pescador regularizado em período de defeso

O objetivo do Ministério do Trabalho é assegurar que essas pessoas tenham uma forma de continuar comendo, pagando contas essenciais, comprando medicações, etc.

O pagamento do seguro desemprego acontece a partir de um mês da solicitação. Além disso, o saque precisa ser realizado de acordo com as instruções da Caixa Econômica Federal.

Para saber sobre seu seguro desemprego já solicitado ou se você tem direito a ele, é só fazer uso da consulta do MTE.

Publicidade

Consulta de habilitação – como realizar?

Com essa consulta de habilitação, dá para obter muitas informações sobre o seguro desemprego disponível e é preciso documentos básicos, como o PIS.

Para consultar, você precisa acessar aqui e informar o número do documento.

Também é possível consultar a habilitação do seguro desemprego usando o site da Caixa Econômica Federal, mas será preciso criar uma senha; para fazer isso, clique aqui.

Como funciona a liberação da parcela?

Há diversas formas de saber quando a parcela do seguro desemprego estará disponível para saque:

Publicidade

  • Telefone 0800 726 0207;
  • Aplicativo Caixa Trabalhador, encontrado na Google Play Store e na Apple Store;
  • No link de consulta da Caixa, fornecido anteriormente

Em períodos normais, muitos trabalhadores usam as agências da Caixa para ter informações sobre disponibilização de seguro desemprego, mas isso está sendo desencorajado neste momento de pandemia.

MTE Consulta

MTE consulta seguro desemprego – Valor

A termo de calcular o preço das parcelas que o trabalhador possui direito a aceitar, é preciso fazer a média dos últimos 3 salários de antemão da data de destituição.

No caso de empregados domésticos, recursos humanos resgatados de situações degradantes pescadores, é pago o montante de um ordenado mínimo.

MTE agendamento

Para fazer o seu agendamento a término de solicitar o seu seguro desemprego, precisa entrar nas redes sociais e acessar o site do Ministério do Trabalho Serviço.

Logo depois, se inscrever ao auxílio. Durante o processo de agendamento, é preciso estar com o RG, CPF o requerimento do seguro desemprego.

Assim, você deve imprimir o comprovante que é emitido após terminar de fazer o agendamento. Isso, para marcar um horário e não esquecer o dia de comparecer no lugar correto.

O processo de todos e cada um dos serviços ligados ao seguro desemprego, deve ser acompanhado online. O primeiro agendamento, a consulta de seu saldo ou logo de como andam os seus requerimentos.

MTE prazo de requerimento

  • Trabalhador formal – 7º ao 120º da dispensa;
  • Bolsa qualificação – suspensão do contrato.
  • Trabalhador doméstico – 7º ao 90º dia da dispensa;
  • Pescador artesanal – até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até 90º dia do resgate.

Veja aqui qual o prazo para dar entrada no Seguro Desemprego!